Peugeot H2O
Bombeiros de França
comp. 4,294 m - larg. 1,689 m - distância entre eixos 2,690 m - alt. 1,679 m - peso 1700 kg - duas entradas de mangueiras de 70 mm - escada telescópica - reservatório de água - dois tripulantes. metal 1:43 - 10 cm - base 8x15 cm - extras: Base técnica.
Este concept car, que adotou o nome da molécula de água, o elemento mais utilizado pelos bombeiros, é basicamente um protótipo que demonstra a importância da tecnologia das pilhas de combustível.
Além da sua forma muito interessante o H2O, o novo veículo da Peugeot, pretende demonstrar a viabilidade do ponto de vista técnico e do próprio equipamento anti-incêndio.
Na parte posterior do veículo, atrás da cabine prevista para dois bombeiros, há um reservatório de água sobre o qual uma escada foi montada.
Nas laterais do reservatório estão integrados os volumes dos compartimentos previstos para alojar o equipamento hidráulico e de combate a incêndios.
De formato cilíndrico o reservatório se adequa ao estilo deste concept car.
O logotipo da fábrica, o célebre leão da Peugeot, está no centro da porta do reservatório.
Com pintura vermelho bombeiro, o veículo é dotado de todos os equipamentos de sinalização previstos na legislação francesa, dispondo, portanto de sirenes na parte dianteira do teto e faixas reflexivas nas laterais e na parte posterior.
O cuidado extremo não está presente apenas na parte externa do veículo: o local do condutor inclui uma série de instrumentos de alta tecnologia, como GPS e um sistema de mapas eletrónicos.
Uma pilha de combustível como fonte de energia
O Peugeot H2O é uma viatura de tração elétrica que funciona com baterias, dotado de um grupo auxiliar Range Extender formado por uma pilha de combustível. O sistema Range Extender funciona como grupo auxiliar de potência que permite ter a bordo uma reserva de energia elétrica permanente para alimentar os diversos dispositivos de socorro e de emergência, conforme os casos.
Para seu funcionamento a pilha de combustível requer hidrogénio e oxigénio.
O oxigénio é extraído do ar ou de um cilindro e o hidrogénio é produzido diretamente conforme as necessidades de funcionamento do sistema.
A produção direta de hidrogénio é feita a partir de uma solução de borohidreto de sódio e de um catalisador.
A união de duas moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio gera uma reação eletroquímica que provoca um deslocamento de elétrons, gerando água, calor e, sobretudo, oxigénio.
Outro grande benefício desse sistema é que a pilha de combustível não polui, pois somente liberta água ao entorno!
Funcionamento em circuito fechado
Um veículo tradicional requer oxigénio para queimar o combustível, mas o veículo H2O pode continuar a operar, inclusive em ambientes fechados e sem oxigénio, como estacionamentos cobertos ou túneis em chamas. Neste caso, o oxigénio necessário é fornecido através de dois cilindros carregados no veículo, que também servem para garantir a respiração dos membros da tripulação. Para facilitar os deslocamentos em condições de visibilidade reduzida, o Peugepot H2O é dotado de sensores de proximidade nos para-choques e de um sistema radar na parte frontal do veículo.
JJ fotos
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