Berliet GLA 1955
Bombeiros de França
11 ton. - 100 cv - comp. 5,25 m - larg. 2,50 m - alt. 2,65 m - 3 assentos, um dobrável - bomba centrífuga de três fases com aspirador de anel de água - vazão de 60 m3 a 10 bar pressão - reservº água 3500 L - Carretel giratório com 80 m mangueira de 22 mm diâmetro - 4 aspiradores de 110/2 m com núcleo e boia - 100 m mangueira de 70 mm diâmetro - 100 m mangueira de 45 mm diâmetro - 1 esguicho de 65/18 - 2 esguichos de 40/14 - 1 divisão 65/2x40 - 1 luminária elétrica e 3 faróis tipo Casimir - pá - forquilha - machado - na carroceria há um espaço para adaptar uma escada telescópica padrão de 8,20 m e um gancho.
metal 1:50-10,5 cm - base 8x15 cm - extras: Base técnica.
Um autotanque Berliet GLA produzido na década de 1950 em Courbevoie (Hauts-de-Seine).
Após a Segunda Guerra Mundial, os bombeiros franceses compreenderam a necessidade de dispor de veículos com reservatórios de água de alta capacidade. Nessa época, o furgão de incêndios normalizado (fourgon d’incendie normalisé, FIN) foi o veículo básico dos centros de emergência rurais, como a viatura de primeira saída utilizada nos centros urbanos.
Com capacidade para uma tripulação de dez a 12 homens o FIN dispunha de duas motobombas, uma portátil de 30 m3/h e outra rebocada.
O único problema era o abastecimento de água, pois nem sempre é de fácil acesso nas áreas rurais.
Certos corpos de bombeiros dispunham de pulverizadores automáticos municipais, denominados de primeira saída, cuja capacidade do reservatório era de cerca de 3000 L. Para os bombeiros esse tipo de veículo deveria ser amplamente utilizado e servir de apoio aos FIN.
No entanto, os pulverizadores automáticos eram primeiramente veículos de limpeza urbana adaptados ao serviço de combate a incêndios para reduzir os custos dos serviços de combate a incêndios.
A partir desse facto, os autotanques de incêndios CCI viriam futuramente a ser projetados.
Em Março de 1950 a empresa Berliet, estabelecida em Vénissieus, na França, comercializou o chassi GLA que permitia um peso bruto (tara e carga útil) autorizado de 9,3 ton. No ano seguinte, a empresa lançou o GLB um chassi cujo peso bruto autorizado era de 11 ton.
No mesmo período, a Berliet decidiu concorrer no mercado de equipamentos de combate a incêndios, então em importante uma expansão, e criou um departamento “limpeza urbana e anti-incêndio” em Courbevoie, nos arredores de Paris.
A criação de uma rede de vendedores e concessionários em todo o território nacional possibilitou que a Berliet se tornasse um dos principais fornecedores dos bombeiros. Fabricados em Vénissieux e equipados em Courbevoie, os chassis da Berliet foram utilizados na produção de veículos combinados CCI de primeiros socorros.
JJ fotos
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