07 agosto 2013

Betty Boop Empresária

Betty Boop Empresária
http://youtu.be/3ccE8_MCWmI  Betty no filme Branca de Neve de 1933
http://youtu.be/rIC-jncQbKk  Betty no filme a cores CINDERELA 1934
Cada época cria os seus mitos, que frequentemente misturam arquétipos inesquecíveis com o estilo do momento. Os Estados Unidos dos anos 1930 criaram, entre outros mitos, Betty Boop, uma menina-mulher cuja ingenuidade relembra inconscientemente os tempos da inocência, da idade de ouro que ficou no passado. Claro que o personagem tem elementos de modernidade: o seu gosto pelo jazz, certo feminismo, um erotismo que seria proibido em décadas anteriores…Entretanto, por sua faceta de boa menina, o erotismo também parece saído de um imaginário muito antigo. Dessa forma, não é nenhuma surpresa ver que os desenhos animados dos irmãos Fleischer, em várias ocasiões, Betty encarna heroínas de contos de fadas, tornando real uma vez mais a união entre a tradição universal e modernidade. Sem dúvida essa é a razão da sua longevidade, pois se o personagem de Betty só tivesse sido marcada pelos anos 1930, provavelmente teria perdido todo o seu atrativo aos olhos do público do século XXI.

Betty e os contos de fadas
A Boop Girl em várias ocasiões teve a oportunidade de encarnar heroínas como Branca de Neve e Cinderela ao longo da sua carreira cinematográfica. Os produtores dos filmes de Betty Boop frequentemente divertiam-se recriando géneros tradicionais, especificamente os contos de fadas. Assim, em 1931 fizeram o filme Dizzy Red Riding Hood, título que poderíamos traduzir por “A estonteante Chapeuzinho Vermelho”. Nessa época, Betty era somente a amiga do cachorro Bimbo, o herói da série dos Talkartoons, mas evidentemente, quem interpretava o papel principal de Chapeuzinho Vermelho era ela. Quando Betty vai pelo bosque, Bimbo mata o lobo mau que tentava devorá-la…e acabava ocupando ele mesmo o lugar da avó! Naquele ano, os estúdios Fleischer estrearam também uma versão muito pessoal de João e o Pé de Feijão. Depois de Bimbo plantar os feijões gigantes, o Ogro faz de Betty sua prisioneira no topo da planta, obrigando-a a cozinhar para ele. Uma vez mais, Bimbo é quem libertará a sua venerada, antes de voar para longe do Ogro nas asas de uma galinha mágica…


Carreira a solo
A partir de 1932, Betty passa a ser tão popular que concedem-lhe a sua própria série, na qual o cachorro Bimbo só aparecia em poucas ocasiões. Encarnando ainda as grandes heroínas dos contos de fadas, em 1933 faz o papel de Branca de Neve, num filme que recriava de maneira totalmente louca a história imortalizada pelos irmãos Grimm. O príncipe encantado, por exemplo, foi substituído pelo palhaço Koko, outro personagem que era estrela dos estúdios Fleischer e amigo de Betty. O personagem foi dobrado no filme pelo famoso cantor Cab Calloway, para grande prazer do público. Infelizmente a versão produzida quatro anos mais tarde pela Disney, a grande rival dos Fleischer, tiraria definitivamente de  Betty o trono de Branca de Neve… Por outro lado, Pobre Cinderela continua sendo muito popular entre os amantes da animação e, de facto, trata-se do único filme colorido de Betty, que nos surpreende…ruiva! A técnica da cor era totalmente nova nessa época, e os irmãos Fleischer acharam interessante dar-lhe essa cor de cabelo.

A miniatura
Quando pronunciamos o nome de Betty Boop, lembramo-nos mais rapidamente dos clubes de jazz do Harlem do que dos arranha-céus de Wall Street. E, no entanto, Betty sente-se muito à vontade no mundo dos negócios. Evidentemente, quando precisa lidar com uma negociação, deixa no armário os seus conjuntos mais atrevidos. Sóbria e com a camisa totalmente abotoada, a sua roupa de Business Woman permite-lhe enfrentar os concorrentes mais temíveis. Ainda assim, reconhecemos o “toque de Betty” na maneira de combinar o cinto com os brincos, e o comprimento bastante curto do seu vestido!

 Vampiresas na tela
Dorothy Lamour
Depois de ter debutado no mundo da canção, no começo dos anos 1940 a heroína de A Princesa da Selva, transformou-se na sexy symbol mais “exótica” do cinema norte-americano. Embora fosse chamada de “A princesa da selva”, Mary Slaton na verdade nasceu em New Orleans no dia 10 Dezembro 1914. Quando ainda era criança, a sua mãe casou-se pela segunda vez, com Clarence Lambour, de quem usou o sobrenome. As dificuldades financeiras da família levaram a adolescente a deixar o colégio para se dedicar ao secretariado, mas sonhava em ser cantora. Eleita Miss New Orleans com 17 anos, foi tentar a sorte em Chicago. Embora no começo tivesse de se conformar em ser ascensorista de um grande shopping, logo conseguiu ser contratada na big band de Herbie Kav, um jazzman com o qual casou em 1935. Com o nome artístico de Dorothy Lamour, não demorou a fazer certo sucesso na rádio e nos cabarés da época.


Jungle Princess
O físico e o temperamento da jovem eram bons motivos para atrair a atenção dos estúdios. Contratada em 1936 pela Paramount, triunfou em The Jungle Princess, Wilhelm Thiele, 1936, um filme no qual ela representava uma espécie de Tarzan feminino. Naquela época o estúdio a fez interpretar belezas exóticas numa série de filmes com títulos evocadores. As roupas que a atriz usava nessas produções causaram tanto furor que a imprensa passou a chamá-la de “a moça do sarougue”. Dorothy também apareceu em obras mais ambiciosas, colaborando com grandes cineastas como John Ford, Frank Borzage e Henry Hathaway.


Os anos 1930 dos Estados Unidos
John Dillinger
Enquanto Al Capone acabava de ser condenado e Bonnie e Clyde semeavam o medo em vários estados, outro criminoso transformou-se em 1933 no terror das autoridades. A América da Depressão era também a dos gangsters. John Dillinger, que devia o seu nome germânico ao avô originário de Metz, nasceu a 22 Junho 1903, em Indianápolis. Esse menino travesso transformou-se num adolescente difícil, a ponto do seu pai, comerciante, decidir deixar a cidade para se instalar no campo. Contudo, o ar puro não curou a instabilidade do jovem Dillinger, que se alistou no Exército para desertar pouco tempo depois. O seu casamento, em 1924, também não o acalmaria, e o divórcio chegaria cinco anos mais tarde. Enquanto tentava procurar trabalho, o jovem assaltou uma loja de alimentos, delito que lhe custou 5 dólares (além de uma pena de dez a vinte anos de prisão, pois logo depois foi preso).

Fazendo escola
Como na prisão fez amizade com criminosos  de verdade, Dillinger logo passou a conhecer todos os truques da “profissão”. Após ter sido posto em liberdade condicional depois de oito anos – graças ao esforço de seu pai – assaltou um banco no dia 22 de Setembro de 1933, Foi preso de novo, mas dessa vez os seus cúmplices ajudaram-no a fugir. Dillinger transformou-se então no líder de uma quadrilha que saqueava a região. As artimanhas que utilizava para esvaziar os bancos sem que houvesse derramamento de sangue eram famosas: fingia ser um representante do sistema de alarmes, ou então um diretor de cinema em busca de um local para rodar uma cena de sequestro com reféns… Contudo, os ataques às delegacias, onde a quadrilha se abastecia de armas, eram mais violentos. Dillinger e os seus homens foram acusados pelo assassinato de vários agentes, motivo pelo qual o BOI (agência percursora do FBI, de J. Edgar Hoover) lançou-se à sua caça.

O rei da fuga
Começou então uma louca fuga, de Chicago ao Texas, passando pela Flórida. Depois do incêndio do hotel onde estava, os foragidos foram reconhecidos pelos bombeiros. Acabaram de novo atrás das grades, mas o advogado de Dillinger conseguiu entregar-lhe uma pistola falsa de madeira, que o ajudou a fugir novamente. Os agentes do BOI redobraram os esforços, mas o criminoso escapou em mais duas ocasiões: primeiro em Chicago, onde tinha formado uma nova quadrilha; depois num bamgalô de Wisconsin (onde um agente morreu em consequência do tiroteio). Contudo, no dia 21 de Julho de 1934 uma prostituta romena ameaçada de ser deportada aceitou “entregar” Dillinger: deveria ir no dia seguinte ao cinema, com o gangster e a sua companheira da época. No dia 22, os agentes do BOI esperaram que terminasse a sessão em frente ao Biograph Theater. Na saída, Dillinger deu-se conta da presença deles. Tentou fugir, mas logo caiu, atingido mortalmente por cinco balas…
JJ fotos
SALVAT
YouTube-Google

 

 

Sem comentários: