03 fevereiro 2013

Portugal Turístico

China: Lisboa e Porto entre as 100 cidades mais bonitas
 

Segundo uma nova coleção de guias turísticos editados na China, as cidades portuguesas de Lisboa e do Porto estão entre as “100 Cidades mais bonitas do mundo”. A capital portuguesa e o Porto são mesmo as primeiras cidades da lista, ordenada por critérios geográficos, desde o extremo ocidental da Europa até à Cidade do Cabo, na África do Sul. Europa é o continente com mais destaque, sendo que Espanha tem cinco cidades representadas, enquanto dos Estados Unidos foram selecionadas seis cidades.
 
O guia, com 200 páginas, faz parte de uma série de cinco volumes que inclui uma seleção mundial das '100 Praças mais bonitas', '100 Catedrais mais bonitas', '100 Parques Naturais mais bonitos' e '100 Museus mais bonitos'. No último caso, Portugal ('Pu Tao Ya', em chinês) está ausente, mas quanto a catedrais, Lisboa contribui com duas: a Sé e os Jerónimos. A ilha da Madeira também entra num dos cincos volumes que compõem a nova série de guias turísticos.


A região autónoma entra no guia dedicado aos “100 Parques Naturais mais bonitos do mundo”. A oferta e procura de livros de viagens, mapas e guias turísticos tem vindo a aumentar na China devido ao rápido crescimento económico deste gigante asiático e consequentemente o aumento da classe média chinesa. China: um mercado turístico em desenvolvimento Estima-se que, em 2011, o número de chineses a passar férias fora do continente tenha sofrido um aumento de 20% representando 69 milhões de chineses.

Para este ano a previsão é ainda maior traduzindo-se num universo que poderá exceder os 80 milhões. Há três meses, o Turismo de Portugal levou a Pequim nove empresas portuguesas do setor do turismo sendo a sua maioria agência de viagens que foram trabalhar futuras oportunidades com este mercado emergente. Em declarações à Lusa, Miguel Morais, diretor de promoção do Turismo de Portugal, explica que a China é um mercado em expansão a que as empresas portuguesas devem prestar especial atenção a este país. "O turismo, na China, está numa fase de crescimento.

Oxalá as empresas portuguesas saibam tirar partido das oportunidades", afirmou o responsável. Para esse efeito, o site desta plataforma já conta com uma versão chinesa. Assim, Portugal pretende atrair mais turistas chineses e aumentar o número registado em 2011 que se ficou entre os 40.000 a 50.000 turistas.

in boasnoticias.clix.pt
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