24 setembro 2008

Elevador de S. Julião


Elevador de S. Julião ou Biblioteca/Município

Este elevador é mais um projecto arrojado do Engº português de ascendência francesa e discípulo de Eiffel, Raoul Mesnier du Ponsard.
Subia 30 metros na vertical, desde o Largo de S. Julião (entrando-se pelo actual número 13 hoje porta do Restaurante Solar Pombalino, para o respectivo saguão), até ao nível do Largo da Biblioteca, hoje Largo da Academia Nacional de Belas Artes (com entrada/saida também pelo número 13, porta ao lado de um portão com o número 12, que parece sem serventia actual) ao qual se chegava percorrendo um viaduto ou passarela metálica sobre a Calçada de S. Francisco.

Tinha duas cabinas movidas por contra-peso de água, subindo uma quando a outra descia, e com lotação para 25 pessoas.Foi inaugurado em 12 de Janeiro de 1897, mas funcionou poucos anos (até 1915) em virtude de ter começado a existir a carreira de "eléctricos" Rua da Conceição-Calçada de S. Francisco-Camões.

Como nota curiosa, acrescentamos que este ascensor serviu de ponto de reunião aos conspiradores do 28 de Janeiro de 1908.

Também o escritor José Rodrigues Miguéis no seu livro Pouca sorte com barbeiros nos relatava:"Ouvi falar dum ascensor da Biblioteca onde, coisa misteriosa, tinham sido apanhados alguns conspiradores de categoria. Que é que a Biblioteca tinha que ver com políticas? Nunca o pude entender".

Google
Blog "ruas de lisboa com alguma história"
JJ edição de fotos

Sem comentários: