Aveiro
Aveiro é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e subregião do Baixo Vouga, situada a cerca de 58 km a norte de Coimbra e a cerca de 68 km a sul do Porto. A cidade de Aveiro possui aproximadamente 60.000 habitantes, sendo a principal cidade do Baixo Vouga e a segunda cidade mais populosa do Centro de Portugal, depois de Coimbra e um importante centro urbano, portuário, ferroviário, universitário e turístico.
É sede de um município com 199,77 km² de área e com 73 559 habitantes [1], subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste, através da freguesia de São Jacinto. Os municípios de Aveiro, Ílhavo, Águeda, Oliveira do Bairro e Estarreja e formam parte de uma conurbacão urbana, em adição à GAM de Aveiro, que é muito mais extensa.
Em finais do século XVI, princípios do XVII, a instabilidade da vital comunicação entre a Ria e o mar levou ao fecho do canal, impedindo a utilização do porto (veja Porto de Aveiro) e criando condições de insalubridade, provocadas pela estagnação das águas da laguna, causas estas que provocaram uma grande diminuição do número de habitantes - muitos dos quais emigraram, criando póvoas piscatórias ao longo da costa portuguesa - e, consequentemente, estiveram na base de uma grande crise económica e social. Foi, porém e curiosamente, nesta fase de recessão que se construiu, em plena dominação filipina, um dos mais notáveis templos aveirenses: a igreja da Misericórdia.
Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado, em 1547 , por D. João III. Por essa razão, à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro. Esse nome foi mais tarde abandonado, voltando a cidade à denominação anterior.
Geografia
É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas fluviais na Ria de Aveiro, e uma porção da península costeira (freguesia de São Jacinto) com quase 25 km de extensão que fecha a ria a ocidente. O município faz limites terrestres e aquáticos municipais através da Ria com Ílhavo, Estarreja e Murtosa.
Google - Wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário