09 outubro 2012

Betty Boop - Agente da Policia

Betty Boop - Agente da Policia

Em alguns momentos Betty Boop foi criticada por ser mais feminina que feminista.
De facto, a pin-up tem todos os atríbutos da “mulher objeto”.

Mas também é verdade que se pode argumentar dizendo que Betty foi a primeira heroína dos desenhos animados, que se transformou em estrela protagonista e que conseguiu isso num mundo - o dos cartoons - que, mesmo sendo fantástico, também era dominado pelos heróis e pelos estereótipos masculinos.

Desta forma, pode-se considerar que a sua evolução nos produtos do estúdio Fleischer é representativa da evolução vivida pelas mulheres durante o século XX.
Betty começa aparecendo brevemente nos cartoons, cuja estrela é o cachorro Bimbo: nessa época ela não era mais do que a “amada do herói” e sequer tinha nome.

Seu personagem foi se impondo pouco a pouco, e adquiriu uma personalidade e um carisma muito próprios, até ao ponto de rebatizarem a série na qual ela apareceu pela primeira vez: os Talkartoons mudaram de nome para se transformarem em Betty Boop Cartoons!

Assim, numa época na qual estrelas como Mae West e Marlene Dietrich impunham em Hollywood modelos de heroínas liberais, Betty Boop também ajudava a criar uma nova imagem da mulher.
A saga dos Fleischer Apesar do seu irresistível encanto, Betty Boop não se criou sozinha.
Devemos a sua existência a dois irmãos excecionalmente dotados (Max e Dave), que conseguiram com a Boop girl um dos seus maiores sucessos.
O empreendedor Max Fleischer chegou ao mundo em 1883 n’um povoado da Polónia mas a sua família logo emigrou, e o seu irmão Dave nasceu em Nova York, em 1894.
Max demonstrava ter aptidão para o comércio e a tecnologia, e compartilhava com seu irmão mais novo o gosto pelo cinema.
Foi assim que, em 1914 inventaram uma nova máquina, o rotoscópio, que revolucionou a técnica do desenho animado, permitindo partir de filmagens de imagens reais para dotar a animação de um movimento mais realista.
Ao longo de sua carreira, Max registaria uma dezena de patentes diferentes.
Graças ao rotoscópio, Max e Dave lançaram a sua primeira série de cartoons, intitulada “Out of the Unkwell”, isto é, Fora do Tinteiro.
Projetados a partir de 1919, esses filmes obtêm um sucesso notável, o que levou os Fleischer a criarem o seu próprio estúdio.
A partir de 1925 a dupla já apresentava os primeiros cartoons sonoros da história, entre eles os “Ko-Ko Song Car-Tunes” produzidos entre Maio 1924 e Setembro 1917, uma criação que costuma ser atribuída equívocamente ao curta-metragem “Steamboat Willie” de Walt Disney, realizado na verdade três anos depois em 1928.


A década gloriosa
O estúdio Fleischer viveu a sua idade de ouro nos anos 1930.
Koko, o palhaço, o cachorro Bimbo e Betty Boop eram muito populares.
Mais tarde, outro personagem criado pelos desenhadores do estúdio se transformaria também em protagonista: Popeye, o marinheiro, que chegou a ser o único herói capaz de competir com a superestrela Mickey.
Porque, sem dúvida, o grande rival dos Fleicher era Walt Disney, e por uma ironia da vida seria Richard Fleischer filho de Max, quem vinte anos depois dirigiria a versão de “Vinte Mil Léguas Submarinas” produzida pelos estúdios Disney.
O estúdio Fleischer realizaria a famosa adaptação animada de “Super-homem”, e a sua primeiro longa-metragem “As Viagens de Gulliver” estreado em 1939, que seria um grande sucesso.

Porém a sua incursão no cinema “Mr. Bug Goes to Town” vê-se bombardeada pela entrada dos EEUU na Segunda Guerra Mundial em 1941.
Nesse momento, os dois irmãos tiveram de ceder a sua sociedade à Paramount que os mantém um tempo como produtores.
Em 1943, entretanto, seus contratos não são prorrogados: é o fim do estúdio Fleischer, rebatizado com o nome de “Famous Films” pela Paramount.
Devido às divergências com o seu irmão, Dave abandona a animação e passa a trabalhar para os estúdios Columbia e Universal, enquanto Max continuaria produzindo desenhos animados para outras companhias.
Infelizmente nunca mais se veria o estilo tão pessoal e criativo dos Fleischer no mundo da animação.


JJ fotos
SALVAT
Google

Sem comentários: