12 abril 2013

SU-122 1942 URSS

SU-122  1942 URSS
Regimento de Artilharia Autopropulsada
Frente de Briansk - Kursk 1943

 30,9 ton - 4 tripulantes - comp. 6,95 m - alt. 2,32 m - larg. 3 m - motor V-2 Diesel de 12 cilindros, 500 cv às 1800 rpm - depósito 800 L - v.máx. estrada 55 kmh, mato 35 kmh - autonomia estrada 300 km, mato 180 km - peça M-30S de 122 mm - Blindagem máx. dianteira do casco 45 mm.

O blindado está pintado da cor verde característica do Exército Vermelho, com um esquema de camuflagem à base de faixas cor de areia. Não se distinguem nem símbolos nem códigos táticos, mas o nome “Frunze” - em referência a um herói da Revolução Bolchevique e à prestigiada academia militar homónima - está inscrito a branco, em cirílico, dos dois laterais da casamata.

 metal, escala 1:72-10 cm - base 8x17 cm  extras: Diorama, acessórios, soldado, base técnica

 As peças de assalto em chassis de T-34
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército Soviético preparou várias peças autopropulsadas para dar apoio às unidades de infantaria, utilizando carros de combate já ao serviço. No caso do blindado aqui evocado, trata-se do chassis do carro médio T-34. O Exército Soviético solicitou aos diversos gabinetes de estudo que concebessem peças de assalto semelhantes às utilizadas com sucesso pelo exército alemão. Foi assim que, em Novembro 1942 o primeiro protótipo do futuro SU-122 saiu de fábrica. As primeiras peças de assalto foram entregues a novas unidades, que poderíamos qualificar de experimentais, mesmo que a sua criação se devesse à necessidade de mobilizar o mais rapidamente possível meios de combate nos teatros de operações, Trata-se de regimentos de artilharia mecanizada, unidades mistas que combinavam duas baterias de SU-122 e mais quatro de SU-76. Os 1433º e 1434º Regimentos, constituídos em Janeiro de 1943 foram enviados quase de imediato para a frente de Volkhov no seio do 54º Exército. Conheceram o seu batismo de fogo em Smierdny e depois participaram na libertação de Leninegrado. Dois meses mais tarde, duas novas unidades semelhantes, os 1485º e 1487º Regimentos, seriam empenhados no sector central do teatro de operações.
No entanto, estas unidades não conheceram o sucesso esperado. O fundamentado conceito da artilharia mecanizada não foi o motivo desse fracasso, mas as dificuldades inerentes à presença de dois veículos tão diferentes haviam-se revelado intransponíveis. Além dos problemas ligados à sua manutenção, estes dois engenhos tinham características e  desempenhos muito diferentes. Assim, o SU-122 era mais manobrável e mais rápido do que o SU-76 - um veículo baseado no chassis do carro de combate ligeiro T-70 e pouco fiável devido a vários problemas de transmissão. Foi a razão pela qual o Estado-Maior decidiu criar em Maio dois novos tipos de unidades: regimentos de artilharia mecanizada, ligeiros e médios, tendo os SU-122 sido entregues a estes últimos. Estas peças autopropulsadas participaram na batalha de Kursk, onde demonstraram a sua eficácia contra posições fortificadas e bunkers. Dispunha de facto de uma excelente blindagem que permitia aos condutores de tanques lançarem ataques sem recearem a ameaça das armas ligeiras, ou das granadas. Estes engenhos disparavam na maior parte das vezes granadas explosivas, nomeadamente a granada OF-462 cuja explosão gerava milhares de fragmentos num raio de 30 m. O seu alcance era de 11 700 m.
 
 A tática utilizada era a seguinte: as peças de assalto avançavam a pouca distância atrás dos carros de combate (400 a 600 m) os quais tinham por missão destruir os carros de combate inimigos, ao passo que os SU-122 eliminavam a resistência trazida pelas posições fortificadas. Este sistema fora adotado devido à escassa capacidade anticarro das peças autopropulsadas, devida às características da peça de artilharia da qual estavam equipados, nomeadamente no seu sector de tiro lateral, muito limitado. Além                       disso a granada explosiva utilizada revelou-se menos eficaz do que previsto contra as blindagens alemãs, exceto a pouca distância. Para resolver este problema, o engenho foi dotado em 1943 da nova granada perfurante de carga oca BP-460A. Esta granada de 13,2 kg tinha uma velocidade inicial de 550 m/s e podia perfurar uma blindagem de 160 mm de aço homogéneo a 1500 m de distância.

Ao todo, do SU-122 foram produzidos 1150 exemplares: 27 em 1942 (outras fontes indicam 25 unidades) 630 em 1943 e 493 em 1944. A sua produção foi abandonada em favor do SU-152, um veículo armado com a peça M-1937 de 152 mm, claramente mais potente. O exército alemão apoderou-se de um reduzido número de SU-122 que pôs ao serviço na frente de Leste (setores Centro e Sul) logo que conseguiu pô-los em condições para avançarem. Nenhuma unidade específica foi criada para receber estes engenhos.
JJ fotos
Altaya
YouTube - Google

Sem comentários: