Renault R 2087 N 4x4 1954
Bombeiros de Fontaines - França
Comp. 4,81
m - larg. 1,98 m - alt. 2,45 m - carga máxima 750 kg - carretel móvel com 200 m
mangueira - 100 m de mangueira de 70 mm - 120 m de mangueira de 45 mm - 1 bomba
- escada telescópica grande - viatura adquirida em 1986, doação do Ministére
des Armées.
metal 1:50-11 cm base 8x15 cm - extras: Pormenores pintura, base técnica
Os bombeiros de Fontaines dispõem de uma camioneta anti-incêndio como complemento ao autotanque para incêndios florestais de pequenas dimensões, que também serve como viatura de primeiros socorros em meios rurais.
O grande sucesso deste tipo de veículo entre os bombeiros
não foi o facto de ser um veículo todo-terreno, mas, em geral, o seu preço
acessível. Assim como ocorreu com veículos GMC, Dodge e outras viaturas
militares, os Renault sobre chassi 4x4 invadiram um mercado secundário, o dos
automóveis de combate a incêndios. Os mais interessados nesse tipo de viatura
eram principalmente os corpos de bombeiros de municípios rurais.
Uma alternativa aos veículos
norte-americanos
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, um número considerável
de veículos do exército norte-americano foi mantido nas bases reconstituídas do
exército francês. No entanto, durante a Guerra Fria, o facto de o exército
francês não dispor de chassis nacionais causava certo incómodo político.
Certamente, a independência logística do país não estava em risco, mas os
franceses preferiram adotar uma postura mais prudente. Para responder à demanda
e por solicitação dos militares, a Renault adaptou um veículo utilitário que
pudesse atender as numerosas unidades especializadas. Assim, a partir de 1950,
o modelo R 2087 converteu-se num chassi todo-terreno, ficando mais conhecido
como Renault 1.000 kg por causa da sua carga útil. Contudo, essa conversão em
veículo capaz de superar obstáculos, adaptado às missões militares, obrigou os
engenheiros da Renault a reduzir a carga útil num quarto, passando a 750 kg.
Esse pequeno 4x4 foi produzido em duas versões de cabine: uma aberta com lona e
outra fechada.
Um veículo versátil
Utilizado durante todo o ano para diferentes serviços e
operações, este veículo passou por algumas modificações. Primeiramente, foi
montada uma estrutura para as escadas telescópicas; um suporte foi adaptado no
chassi, rematado por uma sirene de luzes azuis. O gancho do reboque permite
acoplar a motobomba Guinard e, na parte posterior, sob a pesada lona verde ou
castanha, são mantidos diferentes equipamentos de combate a incêndios e algumas
mangueiras. Um dispositivo permite montar um carretel móvel de bobina para alimentar
a motobomba ou o autotanque para incêndios florestais CCF leve (citerne pour
feu de forêt) em caso de missões de combate a incêndios nos arredores.
No
entanto, este veículo utilitário continua a ser utilizado como um meio de
transporte para o pessoal. As portas possuem a inscrição “CPI Fontaines”
pintada de maneira bastante simples com moldes de letras, revelando, de certa
maneira, os poucos recursos dessa unidade operacional ou então de grande
economia. A resistência e a versatilidade deste veículo também estão em
consonância com corpos de bombeiros dessa região, inclusive em tempos mais
recentes.
JJ fotos
Google
JJ edição fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário