15 abril 2013

Bombeiros do Mundo

Renault R 2087 N 4x4 1954
Bombeiros de Fontaines - França
 
Comp. 4,81 m - larg. 1,98 m - alt. 2,45 m - carga máxima 750 kg - carretel móvel com 200 m mangueira - 100 m de mangueira de 70 mm - 120 m de mangueira de 45 mm - 1 bomba - escada telescópica grande - viatura adquirida em 1986, doação do Ministére des Armées.

metal 1:50-11 cm base 8x15 cm - extras: Pormenores pintura, base técnica

Os bombeiros de Fontaines dispõem de uma camioneta anti-incêndio como complemento ao autotanque para incêndios florestais de pequenas dimensões, que também serve como viatura de primeiros socorros em meios rurais.
 O grande sucesso deste tipo de veículo entre os bombeiros não foi o facto de ser um veículo todo-terreno, mas, em geral, o seu preço acessível. Assim como ocorreu com veículos GMC, Dodge e outras viaturas militares, os Renault sobre chassi 4x4 invadiram um mercado secundário, o dos automóveis de combate a incêndios. Os mais interessados nesse tipo de viatura eram principalmente os corpos de bombeiros de municípios rurais.
 Uma alternativa aos veículos norte-americanos
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, um número considerável de veículos do exército norte-americano foi mantido nas bases reconstituídas do exército francês. No entanto, durante a Guerra Fria, o facto de o exército francês não dispor de chassis nacionais causava certo incómodo político. Certamente, a independência logística do país não estava em risco, mas os franceses preferiram adotar uma postura mais prudente. Para responder à demanda e por solicitação dos militares, a Renault adaptou um veículo utilitário que pudesse atender as numerosas unidades especializadas. Assim, a partir de 1950, o modelo R 2087 converteu-se num chassi todo-terreno, ficando mais conhecido como Renault 1.000 kg por causa da sua carga útil. Contudo, essa conversão em veículo capaz de superar obstáculos, adaptado às missões militares, obrigou os engenheiros da Renault a reduzir a carga útil num quarto, passando a 750 kg. Esse pequeno 4x4 foi produzido em duas versões de cabine: uma aberta com lona e outra fechada.
Um veículo versátil
Utilizado durante todo o ano para diferentes serviços e operações, este veículo passou por algumas modificações. Primeiramente, foi montada uma estrutura para as escadas telescópicas; um suporte foi adaptado no chassi, rematado por uma sirene de luzes azuis. O gancho do reboque permite acoplar a motobomba Guinard e, na parte posterior, sob a pesada lona verde ou castanha, são mantidos diferentes equipamentos de combate a incêndios e algumas mangueiras. Um dispositivo permite montar um carretel móvel de bobina para alimentar a motobomba ou o autotanque para incêndios florestais CCF leve (citerne pour feu de forêt) em caso de missões de combate a incêndios nos arredores.
No entanto, este veículo utilitário continua a ser utilizado como um meio de transporte para o pessoal. As portas possuem a inscrição “CPI Fontaines” pintada de maneira bastante simples com moldes de letras, revelando, de certa maneira, os poucos recursos dessa unidade operacional ou então de grande economia. A resistência e a versatilidade deste veículo também estão em consonância com corpos de bombeiros dessa região, inclusive em tempos mais recentes.
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