Dodge WCT 1/2 Command Car 1942
Bombeiros de França
motor T214 de 6
cilindros, 3772 cc 4x4 - 92 cv a 3200 rpm - autonomia 380 km - v.máx. 87 kmh -
2443 kg - depº água 800 L - produção total, cerca de 27 000 unidades (entre
1942-1944) - comp. 4,46 m - larg. 2 m - alt. 1,71 m-2,07 m com capota - altª
desde o solo 27 cm - distância entre rodas 2,49 m - 5 marchas
(desmultiplicadas) caixa de câmbio de duas velocidades - depº combustível 136 L
- motobomba 6 m3/h.
metal, escala 1:43-10
cm - base 8x15 cm - extras: Pintura interiores, matrículas, capota mate.
Robusto e confortável, o Command Car WCT 1/2 revelou-se ser um veículo auxiliar muito
eficaz para os serviços de combate a incêndios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Dodge demonstrou toda a
sua potência junto dos veículos da Ford e da General Motors e do célebre Jeep,
percorrendo diferentes cenários como os campos de batalha da Normandia, as
ilhas do Pacífico, os desertos africanos e o front russo. Os bombeiros
militares já conheciam as extraordinárias características de resistência e
confiabilidade desses veículos utilizados nas condições mais extremas.
Por
isso, sempre procuraram dotar os seus centros operacionais com essas viaturas
para o combate dos frequentes incêndios causados pela guerra. Para os bombeiros,
os modelos Dodge Power Wagon e General Motors CCKW 353 consagraram-se pelas
suas características extraordinárias, mas o Dodge WCT, mais conhecido como
Command Car, foi perfeitamente integrado aos meios de combate a incêndios.
Concebido para as missões militares de reconhecimento, esse veículo foi
utilizado como viatura de ligação e de transporte de oficiais pela maioria das
unidades combatentes norte-americanas e aliadas durante a Segunda Guerra
Mundial. Com a sua cobertura de lona, o Command Car podia acomodar até cinco
passageiros sentados. Esse veículo 4x4 tinha carroceria metálica com portas
laterais removíveis. Dotado de um câmbio de quatro marchas e um sistema de
travões hidráulico.
Na adaptação em autotanque florestal de porte médio, o WCT
recebeu um reservatório de água com capacidade para 800 L que alimentava uma
motobomba de 6m3/h, idêntica à dos Jeep. Na França, o departamento de
Haute-Savoie equipou os seus Command Car com motobombas fixas especiais com
vazão de 30 m3/h. O exército tendia a padronizar a maior parte dos seus
equipamentos, mas os corpos de bombeiros adaptaram os seus veículos às
necessidades específicas das suas missões e às particularidades de cada região.
O maciço dos Vosges, por exemplo, é completamente diferente da cadeia dos
Pirinéus ou dos Alpes e os veículos de socorro devem estar preparados para
atuar de forma adequada. O fabricante francês de carrocerias Guinard
possibilitou a numerosos corpos de bombeiros equipar esses veículos conforme as
necessidades das intervenções mais frequentes. Embora tenha perdido a liderança
nos campos de batalha para os Jeep, que tinham melhor manobrabilidade, o
Command Car conquistou os bombeiros pelas suas dimensões ideais.
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Viaturas de Bombeiros de todo o mundo
DODGE - RENAULT - HYUNDAI - SCANIA
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