15 abril 2013

Bombeiros do Mundo

Dodge WCT 1/2 Command Car 1942
Bombeiros de França
motor T214 de 6 cilindros, 3772 cc 4x4 - 92 cv a 3200 rpm - autonomia 380 km - v.máx. 87 kmh - 2443 kg - depº água 800 L - produção total, cerca de 27 000 unidades (entre 1942-1944) - comp. 4,46 m - larg. 2 m - alt. 1,71 m-2,07 m com capota - altª desde o solo 27 cm - distância entre rodas 2,49 m - 5 marchas (desmultiplicadas) caixa de câmbio de duas velocidades - depº combustível 136 L - motobomba 6 m3/h.
 
metal, escala 1:43-10 cm - base 8x15 cm - extras: Pintura interiores, matrículas, capota mate.
 
Robusto e confortável, o Command Car WCT 1/2  revelou-se ser um veículo auxiliar muito eficaz para os serviços de combate a incêndios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Dodge demonstrou toda a sua potência junto dos veículos da Ford e da General Motors e do célebre Jeep, percorrendo diferentes cenários como os campos de batalha da Normandia, as ilhas do Pacífico, os desertos africanos e o front russo. Os bombeiros militares já conheciam as extraordinárias características de resistência e confiabilidade desses veículos utilizados nas condições mais extremas.
Por isso, sempre procuraram dotar os seus centros operacionais com essas viaturas para o combate dos frequentes incêndios causados pela guerra. Para os bombeiros, os modelos Dodge Power Wagon e General Motors CCKW 353 consagraram-se pelas suas características extraordinárias, mas o Dodge WCT, mais conhecido como Command Car, foi perfeitamente integrado aos meios de combate a incêndios. Concebido para as missões militares de reconhecimento, esse veículo foi utilizado como viatura de ligação e de transporte de oficiais pela maioria das unidades combatentes norte-americanas e aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Com a sua cobertura de lona, o Command Car podia acomodar até cinco passageiros sentados. Esse veículo 4x4 tinha carroceria metálica com portas laterais removíveis. Dotado de um câmbio de quatro marchas e um sistema de travões hidráulico.
Na adaptação em autotanque florestal de porte médio, o WCT recebeu um reservatório de água com capacidade para 800 L que alimentava uma motobomba de 6m3/h, idêntica à dos Jeep. Na França, o departamento de Haute-Savoie equipou os seus Command Car com motobombas fixas especiais com vazão de 30 m3/h. O exército tendia a padronizar a maior parte dos seus equipamentos, mas os corpos de bombeiros adaptaram os seus veículos às necessidades específicas das suas missões e às particularidades de cada região.
O maciço dos Vosges, por exemplo, é completamente diferente da cadeia dos Pirinéus ou dos Alpes e os veículos de socorro devem estar preparados para atuar de forma adequada. O fabricante francês de carrocerias Guinard possibilitou a numerosos corpos de bombeiros equipar esses veículos conforme as necessidades das intervenções mais frequentes. Embora tenha perdido a liderança nos campos de batalha para os Jeep, que tinham melhor manobrabilidade, o Command Car conquistou os bombeiros pelas suas dimensões ideais.
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