30 agosto 2010

Modelismo - Dioramas

DIORAMAS OU VINHETAS ?

Excelente trabalho, e superiores Dioramas à escala 1:35 ou 1:32 ??? pena não saber quem será o autor ou autores, destas autênticas obras de arte.
Só quem se dedica ao passatempo de reprodução de quadros históricos da Segunda Guerra Mundial 1939-1945, poderá avaliar os pormenores e a qualidade final.
Penso que deverá ser levado em linha de conta que a escala ajuda um pouco, pois os modelos terão o dobro do tamanho comparados à escala 1:72.
JJ
Definição e diferenças entre Dioramas e Vinhetas

Desde que me iniciei neste meio sempre estive as voltas com dúvidas para delimitar meus trabalhos e defini-los como Diorama ou Vinheta.
Embora já tenha lido muita coisa sobre o tema e ouvido a opinião de modelistas mais experientes, há correntes que defendem uma ou outra definição.
Depois de algum tempo acabei por concluir que apesar de haver certas características que podem diferenciá-las, ambas se interligam, pois abordam um momento estático para ser admirado, colaborando com o entendimento da situação retratada.
Ambas podem e devem ser ricas em detalhes.
Diorama ou Vinheta, não importa muito como definir um trabalho, desde que ele tenha beleza, criatividade e principalmente esteja corretamente inserido no contexto, sem exageros.
As definições de cada uma que pesquisei e juntei estão relatadas abaixo e talvez possam dar uma idéia melhor.
Tire você mesmo suas próprias conclusões.

Diorama:
É um modo de apresentação artística, de maneira muito realista que retratam cenas da vida real, constituído por um ou mais modelos para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.
A cena pode ser composta por paisagem, plantas, animais e pessoas como representação de eventos naturais ou históricos.
Os modelistas mais experientes e mais antigos classificam como Diorama os trabalhos que possuem mais de três figuras acrescidos de veículos, construções e etc.
Abaixo dois exemplos de Dioramas:

Vinheta: É da mesma forma um modo de representação artística, porém difere do Diorama pela quantidade menor de elementos que a constituem. Devem ter na sua composição 3 figuras no máximo e talvez o acréscimo da metade ou parte total de um veículo, construção ou paisagem, plantas e animais.
Abaixo dois exemplos de Vinhetas:


Concluindo...Responda se quiser:
O ótimo trabalho abaixo deveria ser classificado como um Diorama ou Vinheta?

Forte Abraço
Osmarjun

Gentileza de
osmarjunmodelismo.blogspot.com

Sem comentários: