Brinquedo
É um objeto ou uma atividade lúdica, voltada única e especialmente para o lazer , e geralmente associada com crianças, também usada por vezes para descrever objetos com a mesma finalidade, voltada para adultos.
Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar.
Alguns brinquedos permitem às crianças se divertirem enquanto ao mesmo tempo as ensinam sobre um dado assunto.
Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos.
Brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento e a educação da criança [1], por propiciar o desenvolimento simbólico, estimular sua imaginação, sua capacidade de raciocínio [2] e sua auto-estima.
Podem ser utilizados em tratamento psicoterápico na Ludoterapia, com crianças com problemas emocionais causados por fatores variados, ou que apresentam distúrbios de comportamento ou baixo rendimento escolar.
Carrinhos em miniatura, bonecas, bolas, ursos de pelúcia, ioiôs e action-figures são exemplos de brinquedos. O ato de brincar em si, geralmente não exige um brinquedo, que seja um objeto tangível, pode acontecer como jogos simbólicos (faz-de-conta).
História
Desde tempos antigos, os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças.
Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos.
Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre meninas.
Durante a Idade Média, fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças.
Até o final do século XIX, a maioria dos brinquedos era fabricada em casa, ou fabricada artesanalmente.
Actualmente, a grande maioria dos brinquedos são fabricados em massa, e comercializados.
A partir da segunda metade do século XX, vários países criaram leis que proíbem a venda de brinquedos considerados perigosos - por exemplo, por conterem materiais tóxicos ou partes que se soltam facilmente - ou que não possuem claros avisos - por exemplo, não recomendado para menores de três anos de idade por conter materiais que podem ser engolidos pela criança.
Tais leis também dão ao governo o direito de recolher do mercado todos os produtos que não atendem às especificações necessárias.
Os fabricantes de brinquedos fabricam milhares de brinquedos diferentes diaramente. Vários destes brinquedos são similares entre si - ou seja, são da mesma categoria, como uma boneca, por exemplo - mas são fabricados por diferentes empresas, e possuem direitos autoriais e certas diferenças básicas entre si.
Por exemplo, no caso das Bonecas, duas marcas de bonecas famosas são a americana Barbie e a brasileira Susi.
A criança brinca com brinquedos gradualmente cada vez mais sofisticados, à medida que a criança cresce.
Os brinquedos mais comuns para bêbes entre zero a doze meses são brinquedos musicais simples e móbiles, ou brinquedos de berço, objetos que ficam pendurados sob o berço do bebê.
Estes brinquedos estimulam a coordenação motora, a visão e a audição do bebê. Após o primeiro ano de vida, blocos que podem ser encaixados entre si e animais de pelúcia também passam a interessar o bebê. Um espelho resistente ajudam a estas crianças a reconhecerem a si mesmos.
Outros brinquedos incluem , pequenos e simples quebra-cabeças e livros ilustrados. Bonecas passam a atrair a atenção das crianças por volta do segundo ano de vida.
Entre os dois aos seis anos de idade, a criança torna-se mais interessada em explorar o mundo à sua volta.
Alguns brinquedos como triciclos (ou quadriciclos), vagões, bolas e blocos de montar ajudam a fortalecer os músculos da criança.
A criança desta faixa etária é altamente imaginativa, e muito desta imaginação é redirecionada aos brinquedos - bonecos tornam-se amigos ou super-heróis e blocos de montar transformam-se em cidades.
A partir do sexto ano de vida, os brinquedos começam a fazer parte de brincadeiras mais elaboradas e/ou "faz-de-conta".
Ao brincar com bonecas, crianças fazem de conta que são pais, e fazem uso de vários artifícios de brinquedo - carrinhos e berços, por exemplo. Bonecos de ação - robôs, super-herós e vilões - ainda interessam crianças até por volta do décimo ano de vida.
À medida que a criança cresce, ela pode participar de jogos mais elaborados - como quebra cabeças complicados ou jogos de tabuleiro, por exemplo.
Por volta do décimo ano de vida, muitas crianças interessam-se em brinquedos muito elaborados tais como verdadeiros kits de construção.
Tais kits ensinam à criança paciência e dedicação. Crianças que interessam-se em ciência podem passar horas brincando com kits especializados ou um microscópio, por exemplo.
Vários pré-adolescentes perdem interesse em todo tipo de brinquedo infantil após o décimo segundo ano de vida; porém, outros continuam a gostar de um brinquedo em particular, como, no caso de muitas adolescentes, bonecas e animais de pelúcia, tanto por gosto quanto por valor sentimental.
Outros são influenciados por um dado tipo de brinquedo quando criança a tal ponto que esta pessoa passa a manter um hobby relacionado com tal brinquedo quando adulto, como é o caso de várias pessoas interessadas em aeromodelismo.
Google - Wikipedia
JJ edição fotos
Sem comentários:
Enviar um comentário