31 julho 2011

Portuguesas Maravilha - Maria João Abreu

Maria João Abreu 

Nasce a 14 Abril 1964, uma grande actriz portuguesa.
Estreou-se como acrtiz profissional em 1983, no musical Annie de Thomas Meehan, dirigida por Armando Cortez no Teatro Maria Matos. Seguiram-se vários espectáculos de revista no Parque Mayer, até participar, na Casa da Comédia, em O Último dos Marialvas de Neil Simon, peça que a reconhece como actriz de comédia.

Depois de várias revistas no Teatro Maria Matos, passa pelo Teatro Aberto, colaborando com João Lourenço (As Presidentes, de Werner Schawb) e José Carretas (Coelho Coelho, de Celine Serreau) no Teatro Aberto. Participa ainda em Bolero, um espectáculo de Manuel Cintra e José Carretas para o CCB.

Em 1998 funda, com José Raposo, a produtora Toca dos Raposos, que empresariou sucessos como a revista Ó Troilaré, Ó Troilará ou o musical Mulheres ao Poder, uma adaptação de Lisíastra de Aristófanes. Em 2004 co-protagonizou A Rainha do Ferro Velho de Garson Kanin, encenado por Filipe La Féria no Teatro Politeama.

Televisão
Este mês estão a decorrer as negociações para a participação da actriz na nova novela da SIC, com o nome provisório de Beijo à Chuva, da autoria de Patrícia Muller.
O elenco já tem vários actrizes confirmadas: Anabela Teixeira, Andreia Dinis, Helena Laureano, Inês Castel-Branco, Lídia Franco, Maria Emília Correia, Maya Booth, Oceana Basílio, Rosa do Canto, Sandra Barata Belo e Sara Salgado. Quanto aos actores estão já confirmados: André Nunes, Júlio César, Manuel Cavaco, Nuno Janeiro, Rogério Samora, Rui Porto Nunes, Sinde Filipe, e a última surpresa, o actor português mais internacionalizado de sempre: Joaquim de Almeida!

Após as negociações, Maria João Abreu não integrará o elenco principal de Rosa Fogo(nome seguro da antiga Beijo à Chuva) apenas com uma participação especial.
· Vidas de Sal .... Celeste
· Médico de Família .... Lucinda
· O Fura-Vidas .... Graciete
· Jardins Proibidos .... Anabela Morais
· A Senhora das Águas .... Maria dos Prazeres
· Bons Vizinhos .... Guida Santos
· Aqui Não Há Quem Viva .... Dulce
· Casos da Vida .... Patrícia
· Morangos Com Açúcar .... Marília Ferreira
· A Minha Família .... Luísa
· Feitiço de Amor .... Sofia Reis
· Ele é Ela .... Lara Nobre
· Conta-me Como Foi .... Clara
· Sentimentos .... Julieta Dias
· Espírito Indomável .... Glória Duarte
· A Família Mata .... Mónica

Cinema
No cinema participou nos filmes A Falha de João Mário Grilo (2001), António Um Rapaz de Lisboa de Jorge Silva Melo (1999) e Telefona-me de Frederico Corado (2000), sendo Lá Fora, de Fernando Lopes (2004), a sua mais recente participação.
Maria João Abreu tem dois filhos do conhecido actor, José Raposo, o mais novo, Ricardo Raposo e o mais velho, Miguel Raposo.
Participou como madrinha de um dos casais do reality-show Casamento de Sonho

Wikipedia - Google
JJ ediçao fotos

1 comentário:

Anónimo disse...

AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII--JASUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUS