15 abril 2012

ZIL 130 1969 - Mongólia





ZIL 130 1969
Autotanque - Bombeiros do Parque de Ulan Bator - Mongólia

95 cv 4x2 - v.máx. 85 kmh - depósito 200 L - 3 tripulantes
metal, escala 1:57 - 12,5 cm - extras: Faixas, base técnica.

Os incêndios em estepes são especialmente violentos e requerem uma grande quantidade de água no seu combate. O camião-tanque do parque mongol de Ulan Bator é uma herança do período soviético.
Este autotanque ZIL 130 serve de apoio logístico que permite alimentar as viaturas tipo autobomba e atacar diretamente on incêndios.
Com o contigente de apenas 2800, os bombeiros da Mongólia precisam proteger um extenso território, combatendo incêndios domésticos frequentes e gigantescos incêndios em bosques ou na estepe, sendo expostos a condições climáticas extremas durante mais de quatro meses ao ano.
Uma marca de fábrica russa.
A pertir de 1956 todos os veículos anti-incêndio passaram a ser produzidos de acordo com critérios de padronização sob a marca ZIL. A forma característica da sua cabine com capô amplo foi adaptada para atender as necessidades dos distintos veículos anti-incêndio destinados a proteger áreas de importância económica e de infraestruturas, como industrias, aeroportos e zonas portuárias da União Soviética.
Capaz de levar água a qualquer lugar. Os bombeiros da Mongólia precisam transportar em pouco tempo uma considerável quantidade de água para limitar a extensão dos incêndios.
A grande utilidade desta viatura é demonstrada no combate a incêndios em zonas rurais, quando o camião-tanque é capaz de abastecer outras viaturas. Também se encarrega de uma vital missão de assistência da região: o abastecimento de água potável para os animais durante os períodos de seca.
Os bombeiros de Ulan Bator consideram essa missão tão nobre quanto o combate a incêndios nas zonas naturais, quando a seca causa incêndios nas imensas estepes da Mongólia.

JJ fotos

Sem comentários: