21 março 2009

APOLO 70




Cinema/Centro Comercial Apolo 70
Fez grande foror na época o Apolo 70.

Tinha tudo em grande num espaço relativamente pequeno.
Situa-se na Av. Julio Dinis, ao lado da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Fui grande frequentador do Bowling e principalmente do Snack que além de óptima e variada comida, serviam os geladões enormes, que só por duas vezes não os consegui comer até ao fim...o que ficou na história e memória da minha já antiga gulodice !!

Claro que a qualidade paga-se, e o único senão, eram na realidade os preços praticados.

..."Essa inauguração ocorreu a 26 de Maio de 71, mas somente dois meses depois é que conheci o cinema, quando vim de férias a Portugal.

Era então o centro comercial da moda, perdão, o "drugstore" da moda, com pouco mais de 40 lojas (compare-se com as monstruosidades que por aí existem actualmente).

Tinha até uma sala de bowling e um snack-bar em baixo que fazia as minhas delícias e que era uma autêntica inovação à época com a sua disposição circular e concêntrica.

Será que ainda existe?
Há muitos anos que lá não entro.

A programação do cinema (com uma capacidade de 300 lugares) era das melhores de Lisboa (senão mesmo a melhor), muito por "culpa" do coordenador, o conhecido crítico e realizador Lauro António, que nos primeiros anos de vida da sala fez um trabalho a todos os níveis notável (ainda conservo alguns dos magníficos programas com que os espectadores eram brindados às entradas das sessões, quer para os filmes em estreia quer para as chamadas sessões especiais, que iam tendo designações diferentes de acordo com os ciclos apresentados).

O primeiro filme que lá fui ver foi "Os amores de uma loura", no dia 2 de Agosto desse ano de 1971.

E o segundo, apenas dois anos depois, quando voltei de férias outra vez, foi um dos meus filmes mais amados de sempre, o "Harold and Maude", traduzido por "Ensina-me a Viver", com música do Cat Stevens.

O que eu na altura não procurei pela canção "If you wanna be free, be free"!
Só depois de algum tempo é que descobri que ela não fazia parte de qualquer album ou single e só muitos anos depois, já na era do CD, é que a consegui encontrar numa coletânea.

Podem imaginar a satisfação que isso me deu passados tantos anos"...

Comentário de "Rato" in IÉ-IÉ Blog
Google
JJ edição fotos

Sem comentários: