23 janeiro 2009

Costa Nova




A praia da Costa Nova do Prado
Também conhecida apenas por Costa Nova, situa-se na costa ocidental de Portugal, na linha de costa da ria de Aveiro.

Administrativamente fica no município de
Ílhavo, tal como a praia da Barra, e na zona turística Rota da Luz/Região Centro.

Teve a sua origem na abertura da barra da ria no ano de
1808.
A designação deve-se a dois factos. O primeiro, "Costa Nova", em oposição à "Costa Velha"(
São Jacinto).

Em segundo lugar deve-se ao facto de neste local, ter existido um enorme e verdejante prado.

É uma das excelentes praias portuguesas para a prática de desportos náuticos, possuin
do um clube de vela.

É frequente ver imensos praticantes de
windsurf, kite e outros desportos semelhantes.

O ex-libris desta praia são os "palheiros" - casas pintadas com listas verticais intercaladas com cores vivas e alegres.

Wikipedia - Google


Entra a Ria de Aveiro e o mar fica uma península, e é aqui que se encontra a Costa Nova, com as suas casas com riscas coloridas derivadas das originais casas de madeira dos pescadores.

Estas casas de madeira são cada vez mais raras de se ver. Em Aveiro encontram-se umas poucas junto do cais de S.Roque

In “Guia da Cidade

Origem dos "palheiros"
Os primeiros palheiros foram construídos à beira-mar, por pescadores, para guardar as redes e todo o restante material de pesca.


Nesta época eram constituídos por uma única e ampla divisão.
Mais tarde, e segundo as necessidades individuais dos pescadores, começaram a surgir algumas divisões interiores.

A construção era feita com materiais da zona, único recurso existente dada a precária situação económica da comunidade piscatória local.

Entretanto, as famílias dos sócios, dos escrivães e dos arrais das campanhas que se foram formando, iam sendo atraídas para a Costa

Nova, durante as épocas do Verão e do Outono, surgindo na enseada da ria muitos outros palheiros.

Os palheiros adquiriram então a função de alojamento, havendo necessidade de alterar algumas características interiores, para melhor conforto dos veraneantes.

No século XIX começou a registar-se uma procura desta praia para banhos de mar, sobretudo durante os meses de Agosto e Setembro.

Nas traseiras dos palheiros, foram construídas pequenas cozinhas e quartos, que se destinavam a ser arrendados na época balnear.

Esta transformação da Costa Nova, de local de pesca em local de veraneio, levou os pescadores a deslocarem-se para Sul, deixando o lugar aos banhistas e veraneantes citadinos.

Muitos palheiros foram, nesta época, levantados e mudados de local.

Características dos "palheiros"
Os antigos palheiros de habitação possuíam um só piso e erguiam-se sobre estacas, que ficavam à vista, e se encontravam assentes na areia seca.


O tabuado exterior era disposto horizontalmente, mas, no final do século passado, foi introduzida uma variação, reflectindo a vontade de ostentação social: o tabuado passou a ser disposto verticalmente, sinalizando o facto de os seus proprietários viverem com certo desafogo económico.

Com o aumento da população e a fixação das areias, as estacas foram sendo progressivamente reduzidas, passando os palheiros a ser assentes no solo.

Os mais antigos e modestos palheiros eram pintados a vermelhão, e só posteriormente surgiram exemplares com o tabuado pintado de duas cores, frescas e garridas, transmitindo uma atmosfera de alegria e vivacidade.

Nos dias de hoje
Hoje, restam poucos palheiros de madeira na Costa Nova, utilizando-se quase exclusivamente o cimento.


Os mais recentes palheiros são edificados utilizando técnicas de construção modernas, mas respeitando os traços arquitectónicos dos antigos, especialmente no que se refere à fachada principal.

Turismo na Costa Nova
A par do sol e da praia da Costa Nova, os palheiros são um dos factores de atracção de visitantes e turistas a esta zona, constituindo o ex-libris da região e um dos mais fortes cartazes turísticos.

A sua peculiaridade arquitectónica confere características únicas a estas praias, individualizando-as tanto a nível nacional como internacional.

Trata-se de um excelente local para a prática de desportos náuticos, bem como uma boa oportunidade para apreciar a cultura ancestral das populações piscatórias

In Etnografia-Costa Nova

JJ edição fotos

Sem comentários: