Portugal deu "Novos Mundos ao Mundo"....... Imagens para dar a conhecer um pouco daquilo que a nossa terra tem de melhor e mais bonito, neste mundo por vezes tão feio, de Portuguesas Maravilha, de locais por onde sirandei, de trabalhos meus que executei e trabalhos de outros que muito admirei.
14 fevereiro 2010
Cerâmica das Caldas
Uma parte significativa de cerca de 110 peças de cerâmica são provenientes do Espólio Emanuel Araújo, figura destacada da cultura contemporânea brasileira.
A Colecção Berardo para além deste núcleo adquiriu um grande número de peças excepcionais que foram produzidas no final do século XIX e início do século XX pelos melhores ceramistas das Caldas da Rainha, Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) e Manuel Cipriano Gomes, o “Mafra”, (sua cidade de origem) (1830-1905).
Este último começou a trabalhar na fábrica das Caldas com vinte anos e anos mais tarde foi nomeado pelo Rei Fernando II para trabalhar para a Casa Real.
Rafael Bordalo Pinheiro foi um desenhador, aguarelista, caricaturista político e social e ceramista de talento.
Quando se fixou nas Caldas da Rainha em 1884, o seu irmão fundou a “Fábrica de Faiança” onde ele assumiu a direcção artística e fez das Caldas da Raínha um centro da cerâmica reconhecido internacionalmente.
Bordalo não se restringiu apenas à fabricação de loiça ornamental, satisfez também dezenas de pequenas e grandes encomendas para a decoração de palacetes: azulejos, painéis, frisos, placas decorativas, floreiras, fontes-lavatório, centros de mesa, bustos, molduras, entre outros. Nesta colecção, mostram-se peças de inportância rara, em excelente estado de conservação.
1 comentário:
OK tudo bem
Enviar um comentário