01 fevereiro 2012

Astra HD7/C86.50-48 2003




Astra HD7/C86.50-48 2003
Bombeiros Itália

39 ton - Guincho Cormach - comp. 8,81 m - larg. 2,50 m - alt. 3,80 m - carga 9,45 ton-   peso total 48 ton
- v.máx. 70 kmh - 2 tripulantes - metal, escala 1:64 - 13,5 cm - extras: Base técnica.

Os bombeiros do Vale de Aosta, região autónoma situada no noroeste da Itália, dispõem de um autoguincho que entrou em serviço no ano de 2003, substituindo um veículo obsoleto.
Esse tipo de viatura é especialmente útil para uma região onde são frequentes os acidentes nas estradas e as catástrofes naturais.
O autoguincho que entrou em serviço em 2003 pertence à última geração fabricada especialmente para os bombeiros e para os serviços de socorros.
Durante muito tempo, os próprios bombeiros eram responsáveis por adaptar veículos, reformando autoguinchos militares, mas, atualmente, os fabricantes especializados apresentam modelos especialmente estudados e desenvolvidos para as intervenções de socorro.
Atualmente há diversos meios de segurança ativa e passiva que tornam o transporte nas estradas e os veículos articulados mais seguros.
 No entanto o surgimento e crescimento de empresas especializadas em prestar esse tipo de serviço fizeram com que a atividade dos guinchos dos corpos de bombeiros reduzisse.
Além da crescente atuação do setor privado, a formação especializada é outro fator que reforça que esse tipo de viatura não seja mantido nas frotas dos corpos de bombeiros.
De facto, essa formação é muito demorada e, muitas vezes onorosa. Além disso para que essa formação seja eficaz, os bombeiros formados precisam colocar os conhecimentos teóricos aprendidos em prática.

JJ fotos

Sem comentários: